O mais comum e praticamente normal é que as ninhadas sejam infestadas por vermes, principalmente o Toxocaracanis. Raramente uma delas se livra desse problema, por maiores que sejam os cuidados com a limpeza e higiene dos ninhos e dos locais por andam os filhotes.

Os sintomas da verminose nos filhotes são: tristeza e abatimento, ventre inchado e volumoso emagrecimento progressivo e perda de peso, pelos foscos e sem brilho, diarréia, mucosidade nas fezes, presença de vermes nas fezes ou somente “bolo de vermes” eliminado pelo ânus.

Quando a infestação for muito grande, deve ser dado um vermífugo aos filhotes antes mesmo do desmame, sempre com auxílio de um médico veterinário.

Os vermífugos são, em geral, pílulas que devem ser colocadas bem ao fundo da boca do filhote. Para evitar que ele as cuspa, sua boca deve ser mantida fechada até a glote no pescoço do cão descer. Existem também os vermífugos injetáveis que podem ser utilizados de acordo com as prescrições de um veterinário. A vermifugação deve ser adotada como rotina e os filhotes só devem ser vendidos ou presenteados depois de tomarem um vermífugo pelo menos. A seguir, veremos uma tabela com um cronograma para vermifugação:

 

Idade

Vermifugação

30 dias

1ª dose do vermífugo

45 dias

2ª dose do vermífugo

60 dias

3ª dose do vermífugo

 

Material médico necessário

[list type=”tick”][li]Salicilato de bismuto monobásico [/li] [/list]

 

Faça isto já!

Pegue uma amostra. Se o seu animal vomitar ou você suspeitar que ele esteja evacuando vermes que não você consegue ver, pegue uma mostra do material vomitado ou das fezes e leve ao seu veterinário para que ele possa avaliar num laboratório e diagnosticar o que tem seu animal. Cada tipo de verme pede certo remédio, portanto é fundamental que você saiba qual parasita hospeda em seu cão.

Deixe de dar comida por um dia. Quando os animais têm diarréia, suspenda a comida por 24 horas para ajudar o estomago a se estabelecer. Após, dê um antidiarreico como Salicilato de bismuto monobásico para ajudar no controle da diarréia. A dose segura para cada 5kg é 1 colher de chá a no máximo 2 colheres de sopa, até três vezes ao dia.