Pêlo

O Spitz Alemão tem uma pelagem dupla: o pelo externo é longo, reto e separado; o subpelo é curto, grosso e lanoso. Cabeça, orelhas, parte da frente dos membros anteriores e posteriores e as patas são cobertas por pelos curtos e espessos (aveludados). O resto do corpo tem uma longa e rica pelagem. Não ondulada, crespa ou encordoada e nem repartida no dorso. Pescoço e ombros são cobertos por uma abundante juba. A parte posterior dos membros anteriores é bem franjada, as pernas posteriores têm franjas abundantes da garupa até o jarrete. A cauda é espessa.

COR
a) Wolfspitz / Keeshond (Spitz Lobo): Cinza sombreado.
b) Spitz grande: Preto, marrom e branco.
c) Spitz médio: Preto, marrom, branco, laranja, cinza sombreado, outras cores.
d) Spitz pequeno: Preto, marrom, branco, laranja, cinza sombreado, outras cores.
e) Spitz anão (Pomerânia): Preto, marrom, branco, laranja, cinza prateado, outras cores.

Spitz preto: No Spitz preto, subpelo e também a pele devem ser pretos e a pelagem de cobertura deve ser um preto brilhante sem nenhuma marca branca ou de outra cor.

Spitz marrom: O Spitz marrom deve ser uniformemente marrom escuro.

Spitz branco: O pelo deve ser branco puro sem qualquer tom de amarelo em particular, que muitas vezes ocorre, especialmente nas orelhas.

Spitz laranja: O Spitz laranja deve ser uniformemente na variação (tom) média da cor.

Spitz sombreado de cinza (acinzentado) / Keeshond (Spitz Lobo): O sombreado de cinza é um cinza prateado com as pontas dos pelos pretas. Focinho e orelhas de cor escura; ao redor dos olhos os “óculos” bem definidos, apresentam-se como delicadas pinceladas de linhas pretas partindo do canto externo dos olhos para o canto mais baixo da orelha, junto com marcas definidas e sombreadas formando uma expressiva sobrancelha; uma juba e um colar mais claros sobre os ombros; anteriores e posteriores sem nenhuma marca preta sob os cotovelos ou joelhos, exceto por ligeiras pinceladas pretas nos dedos; ponta da cauda preta; abaixo da cauda (face ventral) e culotes em cinza prateado pálido.

Outras cores de Spitz: O termo “outras cores” cobre todas as nuanças de cor, como: creme, creme-“sable” (creme-zibelina), laranja-“sable” (laranja-zibelina), preto e castanho (“tan”) e particolor (tendo o branco como cor dominante).

As marcas pretas, marrons, cinzas ou laranjas devem ser distribuídas sobre o corpo inteiro.