O cio

É na puberdade que aparece o primeiro cio da fêmea. Quanto menor a raça ou a variedade da cadela, mais cedo ela tem o seu primeiro cio. Nas cadelas da raça Shih Tzu, ele ocorre, geralmente entre os 6º e 10º meses de vida, se repetindo duas vezes por ano consecutivamente, durando em media de 5 a 20 dias.  É  nessa fase que ocorre a ovulação da cadela e seus conseqüentes acasalamentos, geralmente dois ou três dias após o sangramento.

Para verificar quando acaba o sangramento da vulva da cadela, basta fazê-la dormir nesse tempo num lençol branco ou que se possa ver o sangramento. Assim que cessar, dois ou três dias após, é aconselhável o acasalamento.

Uma alimentação de má qualidade, muito abundante ou afrodisíaca, a consangüinidade, distúrbios glandulares, entre outros podem provocar diminuição ou até mesmo a ausência do cio, portanto, uma consulta ao veterinário para que ele esclareça as dúvidas é muito eficaz. Importante lembrar-se de não deixar as fêmeas engordarem, pois fêmeas com excesso de peso tendem a sofrer mais durante a gestação, ou podem nem engravidar. Para você saber mais a respeito do peso ideal para cães de sua raça, consulte o padrão oficial de raças, no site da Confederação Brasileira de Cinofilia em: http://www.cbkc.org/padroes/principal.htm

Algumas doenças (quistos ovarianos, por exemplo) podem provocar um cio permanente nas fêmeas que, por isso são denominadas ninfômanas.  Há cadelas que têm problemas de inflamação no útero (metrite) e, em conseqüência, sua menstruação tem duração anormal.

 Ritual de acasalamento

Para a realização do acasalamento, deve-se proceder da seguinte maneira, quando o macho e a fêmea vão ao encontro pela primeira vez, ao serem colocados juntos num ambiente separado para isto:

Uma pessoa segura o macho e uma outra a fêmea, mantendo-nos separados até a observação dos primeiros sinais (agressividade, rosno, latidos constantes). Não havendo nenhuma reação por parte dos dois, eles podem ser soltos a vontade para que se reconheçam melhor, o que o fazem cheirando um ao outro os órgãos genitais por várias horas do dia.

Após o ato sexual, os animais se separam naturalmente e devem ser isolados um do outro. Ocorre de as pessoas ficarem em duvidas se houve a fecundação, para isto pode se repetir o acasalamento no dia seguinte, até porque a fêmea ainda aceita o macho num período de 5 a 7 dias.

 O Acasalamento

É o ato sexual realizado entre animais de sexo diferentes e tem, como objetivo a reprodução da espécie através da fecundação dos óvulos da fêmea com os espermatozoides do macho dentro da vagina.

Ocorre devido a atração sexual que o macho sente pela fêmea e esta por ele, atração essa que é estimulada pela fêmea quando está num período fértil (cio), provocando um odor para atrair machos até mesmo em longas distâncias.

Deve ser realizado no 11º, 12º ou até o 16º dia após haver cessado o sangramento por parte da vulva da fêmea. Um sinal de boa aceitação é demonstrado pelas fêmeas quando elas “sobem” em cima dos próprios machos ou até fêmeas. Outro sinal é quando a fêmea vira com a cauda para o lado para que o macho possa “cheirar” seu órgão genital. A cópula dura entre 15 a 40 minutos e a ejaculação do macho se dá lentamente e em gotas.

O pênis do cão possui duas protuberâncias (“bolas”), uma em cada lado do pênis. Quando ele penetra na vagina da cadela, essas protuberâncias (ainda moles) vão se ajustando e passam os ossos pélvicos da vagina da fêmea, entrando em ereção total. Nunca que macho e fêmea devem ser separados uma vez “engatados”, pois se isso ocorrer devido a circunstâncias alheias á vontade deles, pode ocorrer dores, sofrimentos, ferimentos graves e até fraturas, tanto nos machos que podem ter o osso peniano fraturado quanto nas fêmeas, com ruptura da bacia. Não é necessário deixar o macho e fêmea juntos por vários dias, pois nessa fase do cio da fêmea, eles tendem a se desidratarem bastante, devido ao esforço físico que eles se submetem.

Antipatia sexual

Como em humanos, também pode ocorrem entre os cães. Existem cadelas que não aceitam determinado macho e sim outros que lhe aparecer e vice-versa. Se ocorrer isso, não se deve forçar, pois a natureza é perfeita, ela própria se encarrega de fazer. Outra oportunidade, a cadela aceitará o macho rejeitado e vice-versa e assim se conclui o acasalamento.

 Gravidez, Gestação ou Prenhêz

A gestação começa exatamente no momento da nidação, ou seja, no instante em os ovos se fixam no útero, e termina com a expulsão dos fetos pelo organismo da cadela e o nascimento dos cãezinhos. A gestação significa, portanto, que a cadela tem, em seu útero, ovos que se transformam em embriões, e estes em fetos. Cada feto fica alojado em bolsa d’água independente. O período da gestação da raça Shih Tzu dura entre 58 a 62 dias, principalmente de acordo com o tamanho da cadela e o numero de fetos, sendo geralmente mais curtos nas cadelas menores.

Não existe sintomas que indiquem, nos primeiros dias após a cobertura, se a cadela enxertou. Geralmente são necessários 30 a 35 dias para que pessoas leigas no assunto possam observar se ela engravidou ou não. Alguns sinais, no entanto, podem dar certa orientação sobre a gravidez:

  • A cadela fica mais calma, começando a engordar e o seu andar fica diferente;
  • A conformação do seu corpo vai se alterando, principalmente a barriga que vai esticando e aumentando;
  • Mais no final da gestação, no seu 2º mês, as tetas aumentam e, quando espremidas delicadamente, deixam sair um leite amarelo (leite fundamental para a saúde dos filhotes pois é riquíssimo em nutrientes (colostro) que os filhotes precisam nas primeiras horas pós parto);
  • Os movimentos dos fetos podem ser vistos externamente, principalmente na ultima semana quando a cadela já deita de lado;
  • Com um estetoscópio ou até mesmo com o ouvido podem ser escutadas as batidas dos corações dos fetos;
  • A palpação ventral, no entanto, é o método mais seguro para fazer o diagnostico da gestação, mas deve ser feita com todo o cuidado. Por esse método é possível a confirmação da gestação entre o 21º e 28º dias.

A partir do 20º dia após o acasalamento, no entanto já é possível saber com certeza se a cadela está gestando, através de uma ultra-sonografia. Também auxilia na contagem de filhotes, apesar de não ser preciso, mas de grande importância para criadores, por exemplo.[/list]