É muito comum que cães tenham diarreias – movimentos intestinais anormalmente soltos ou freqüentes. A maioria dos casos é causada pela “síndrome do lixo nas tripas”, quando o animal come alguma coisa que não deve ou algum efeito colateral de medicamentos. Mas a diarreia também pode ser um sinal de algo mais grave como cinomose ou parvovirose que também incluem vômitos e febre, e que precisam de cuidados médicos o quanto antes.

Uma das coisas mais perigosas na diarreia é a perda de água no organismo, o que leva à desidratação, especialmente se o animal não estiver comendo ou bebendo e os episódios forem freqüentes. Se o cão tiver constantes surtos de diarreia líquida, leve-o imediatamente ao veterinário.

Filhotes de cães com até dez meses de idade estão muito mais propensos a contrair doenças infecciosas do que animais mais velhos. Se você tiver um filhote com diarreia  ligue para seu veterinário para que ele dê orientações precisas sobre que tipo de pronto atendimento caseiro você pode adotar sem riscos.

 

Material médico necessário

[list type=”tick”][li]Karo ou mel[/li] [/list]

[list type=”tick”][li]Soro reidratante (Pedyalite ou Gatorade)[/li] [/list]

[list type=”tick”][li]Salicilato de bismuto monobásico[/li] [/list]

[list type=”tick”][li]Kaolin/Pectina[/li] [/list]

[list type=”tick”][li]Seringa sem agulha[/li] [/list]

Faça isto imediatamente

Interrompa a alimentação de seu animal. Deixe de dar comida por um período de 12 a 24 horas, para que o intestino dele descanse e haja tempo para ele se recuperar da inflamação. Se não houver nada nos intestinos, não haverá nada para ele defecar. Se seu animal se mostrar letárgico, sonolento ou fraco durante o jejum, esfregue uma solução açucarada como karo ou mel em suas gengivas e vá imediatamente ao veterinário.

Mantenha seu animal sempre hidratado, certificando-se de que seu animal tenha sempre livre acesso à água, para que ele não se desidrate. Uma explosão de fezes aguadas pode levar do organismo uma enorme quantidade de líquidos e de minerais importantes. Isso pode ser resolvido com soro hidratante como pedyalite ou gatorade – misture meio a meio com água pura e deixe disponível na vasilha do seu animal.

Use remédio de fácil acesso para ajudar no controle da diarréia até falar com seu veterinário. Infelizmente, cães tendem a detestar o gosto de salicilato de bismuto monobásico e de Kaolin/pectina, por isso, talvez você precise imobilizar seu animal para fazê-lo engolir uma dose. Você poderá usar uma seringa sem agulha para aplicar o remédio dentro de sua boca. A dose para cães tanto de salicilato de bismuto quanto kaoli/pectina é de ½ a 1 colher de chá para cada 2,5kg de peso até no máximo 2 colheres de sopa, até 3 vezes por dia ou 1 comprimido a cada 7,5kg de peso, até 3 vezes por dia.