As alergias mais comuns nos cães desta raça são, sem dúvidas, as que causam problemas de pele, ou dermatites. Os sintomas são bastante claros, pois o cão começa a coçar bastante uma ou mais áreas do corpo, podendo desenvolver feridas mais serias.

Quando o cão começar a se coçar muito, mesmo estando sempre limpo e com aplicação de antipulgas, devemos levá-lo ao veterinário para que o profissional possa fazer um exame no animal e diagnosticar o problema.

As dermatites podem ser causadas pelos mais variados motivos, desta forma, devemos nos alertar para que, quando o problema aparecer, possamos identificar a causa ou as causas que estejam contribuindo para o surgimento de dermatites.

De um modo geral, podemos evitar as dermatites secando bem o Shih Tzu depois do banho com toalhas secas e limpas e depois com um secador elétrico. Estas medidas podem ser bastante eficientes, tanto para prevenir como para auxiliar na recuperação de áreas afetadas, dependendo do agente causador do problema.

Algumas substâncias comuns em nossa casa podem causar reações alérgicas no cão, entre as quais podemos citar, produtos de limpeza e materiais sintéticos como carpetes, cobertores, panos de chão entre outros.

As dermatites causam “rachaduras” e vermelhidão na pele, podem ser apenas um indício de um processo alérgico mais importante quando o cão apresenta outros sintomas como vômitos, perda de peso, diarréia entre outros. O mais importante é, quando houver um ou mais sintomas de dermatites ou outro tipo de alergia, levar o cão ao auxílio de um veterinário é imprescindível.