Os cachorros mini freqüentemente se machucam em tombos quando pulam do colo do dono ou de móveis altos. Normalmente, quebram as patas dianteiras, ou seja, quando calculam mal o pulo ou quando ainda perdem o equilíbrio. Mesmo que você não tenha visto seu animal cair, se ele estiver mancando ou recusar a se mover, isso pode ser um alerta para um osso quebrado ou danos internos.

 

Material médico necessário

[list type=”tick”][li]Compressa de gaze ou absorvente íntimo[/li] [li]Toalhas[/li] [li]Transportador de animais ou outro objeto rígido [/li] [li]Filme plástico ou saco de lixo [/li] [li]Cobertor[/li] [li]Tira de pano ou fronha para mordaça[/li] [/list]

Faça isto já

Fique atento a parada respiratória. Se seu animal parar de respirar, você terá que respirar por ele, soprando ar em seus pulmões. Envolva o focinho com sua mão e cubra o nariz dele com sua boca. Dê duas rápidas sopradas no nariz, olhando se o peito dele infla. Cuidado para não soprar muito forte para não romper o pulmão do cão, caso ele seja de porte pequeno. Depois, dê 15 a 20 sopradas por minutos até que ele volte a respirar ou até que você consiga socorro medico.

Fique atento a possíveis danos internos. Costelas quebradas podem perfurar os pulmões ou abrir buracos (hérnias) no tecido que separa os órgãos abominais do coração e pulmões. As hérnias no diafragma são comuns com as quedas. O choque resultante pode causar falência dos órgãos e perda de sangue que pode matar o animal rapidamente. Não hesite em levar ao veterinário imediatamente.

Controle o sangramento. As quedas geralmente fazem com que o osso quebrado atravesse a pele, causando sangramento. Pressione diretamente o sangramento com uma compressa de gaze, um pano limpo ou absorvente feminino, que absorverá o sangue. Normalmente, o sangramento para em cinco minutos. Se a compressa ficar encharcada, não a retire ou você atrapalhara a formação de casca. Em vez disso, apenas ponha outra compressa em cima e continue a pressionar.

Cubra feridas abertas. Qualquer machucado aberto, seja por causa de um osso que atravesse a pele, seja um abdômen perfurado deve ser coberto para ficar protegido de uma contaminação maior. Para evitar isso, enrole numa toalha limpa sobre o machucado.

Veda ferimentos que sugam ar no peito. Quando ocorrer, você verá a formação de bolhas e ouvirá o ar entrando no peito pelo buraco, à medida que seu animal estiver se esforçando para respirar. Uma boa maneira de vedar a ferida e colocar filme plástico sobre ela e enrolá-lo em torno do corpo do animal, sem apertar demais a ponto de dificultar a respiração do animal.

Tome cuidado com fraturas. Um animal pequeno com pata quebrada pode ser delicadamente colocado sobre uma superfície rígida e coberto com um cobertor ou toalha. Não segure o animal em seus braços porque isso pode aumentar o nível de estresse do animal. Tente mexer o mínimo possível no membro ferido, conforme transporte-o ao veterinário para que ele cuide melhor do seu pet.